Historia do Patrulha

 

  

 Membros Oficiais Ativos:

ALEXANDRO (ALÊ, CB)                CÉLIA                                   MARCELO

ALEXSSANDRO (ALEX)                FELIPE (PINK)                    NORMA

BIANCA (BIA)                               KÁTIA                                  SIMONE

BRUNO (BM, BOB)                        LEONARDO (LEO)              VANUSA

                                                    

 O nascimento do Patrulha aconteceu no final do ano de 2006, pessoas que nunca se viram anteriormente resolveram fazer um curso de rapel. Durante este curso essas pessoas vão se conhecendo aos poucos e criam um laço de amizade e afinidade tão forte que mereciam ir além de uma simples turma de curso. Foi quando determinados participantes resolveram se unir e criar um grupo posteriormente batizado como PATRULHA DA MONTANHA, e para não perderem o contato marcar atividades regulares.

Daí, para concretizar a idéia surgiu o primeiro passo: compramos equipamentos individuais (cadeirinha, mosquetão, fita, freio, mochila, etc), e os coletivos (corda, rádio, mosquetões, etc.) e começamos a praticar. A cada novo encontro era sempre uma sensação maravilhosa, o contato direto com a natureza, a adrenalina, o bem estar que é exercer atividade física e sem contar, é claro,  a presença dos amigos que são motivos de alegria, orgulho, energia e prazer.

Conforme íamos marcando novos encontros e atividades, sentíamos a obrigação de contar a todas as pessoas ao nosso redor: amigos, parentes, colegas de trabalho. Queríamos contar o que estávamos fazendo e convencê-los a participar de nossas atividades. A maioria de nossos convidados ficam maravilhados com a beleza da natureza, o contato direto com ela,  a aventura, a harmonia do grupo, as brincadeiras, alegria e diversão, sem abrir mão da segurança – item fundamental quando se pratica atividades radicais.

Aos poucos foram surgindo novos adeptos. Hoje somos uma FAMÍLIA! Contamos com um total de 12 participantes ativos praticando as mais diversas modalidades de Esportes de Aventura como: rapel, escalada, rafting, montanhismo, trekking, entre outros e continuamos tentando contagiar outras pessoas a participarem e conhecer de perto esses esportes e essa maravilha que Deus nos deu – a Natureza.

Missão, Visão e Valores

MISSÃO:

Praticar esportes de aventura dentro dos padrões de segurança. Manter atividades físicas regulares. Promulgar atividades entre os integrantes e convidados, conhecer novos adeptos. Ampliar nosso grupo em até 20 pessoas em 2 anos. Adquirir novos equipamentos.

VISÃO:

Prioridade na preocupação com a segurança de seus integrantes, convidados e terceiros. Conviver em harmonia com a natureza respeitando o seu meio.

VALORES:

Ética na montanha, respeito, energia, responsabilidade social e ambiental.

Responsabilidade Ambiental

Em cada evento organizado pelo Patrulha da Montanha RT, patrulheiros e convidados têm uma compreensão prática dos efeitos da interação HOMEM x NATUREZA nas trilhas já definidas onde a aventura acontece.

As orientações de mínimo impacto, tanto em caminhadas quanto em acampamentos, história natural e conservação ambiental auxiliam os participantes a fazer escolhas mais responsáveis com relação ao meio ambiente e a valorizar a proteção dos recursos naturais.

Ressaltamos ainda a importância de não deixar detritos nas trilhas, recolher lixo e verificar por onde se caminha. Tudo isso corresponde à responsabilidade básica para a prática de esportes que agregam ecoturismo, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

 

Veja os 10 MANDAMENTOS DA CONDUTA ESPORTIVA SUSTENTÁVEL:

1. Utilizar apenas trilhas já existentes e orientar os convidados, nos trechos mais difíceis;

2. Não utilizar áreas de proteção permanente;

3. Obter autorizações, quando necessárias, de órgãos municipais, estaduais, federais ou áreas particulares para a realização dos eventos;

4. Conscientizar, em palestras, os novos participantes sobre a importância da preservação dos ecossistemas, normas de conduta e responsabilidade ambiental;

5. Coibir a utilização de materiais ou ferramentas que possam causar danos à natureza;

6. Punir, proibindo novas participações em eventos, o convidado que jogar lixo ou utilizar conduta imprópria nas trilhas;

7. Incentivar e apoiar ações que resultem na melhoria de espaços públicos ecológicos, colaborando na manutenção dos mesmos;

8. Manter o local do evento da mesma forma como foi encontrado;

9. Trabalhar junto aos membros e convidados a responsabilidade social através de arrecadação de donativos;

10. Respeitar as leis ambientais que vigoram em nosso país para desenvolver uma atividade física e de eco turismo de forma sustentável.

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.