Esportes nas alturas necessitam de atenção especial

09/06/2009 14:13

A prática de esportes nas alturas como rapel, escaladas e principalmente o bungee jump tem tido grande espaço na mídia no último mês. Para quem quer praticar essas modalidades precisa ter uma atenção especial com a qualidade dos equipamentos e a boa formação do instrutor.

Segundo o instrutor de rapel, Saulo Roberto, a qualidade é fundamental. "Você é dependente do equipamento, portanto preste muita atenção se ele é certificado para o esporte e seu estado de conservação é bom".

As cordas geralmente são fabricadas de Poliamida, uma fibra sintética resistente ao atrito. Elas são classificadas em dinâmicas e estáticas, as dinâmicas são utilizadas para escaladas e as estáticas para rapel, canyoning, (resgate).

No caso do rapel os equipamentos de segurança são os seguintes: cordas, mosquetões, freios oito e cadeirinhas de nylon. Os mosquetões são peças feitas de duralumínio, uma liga especial que proporciona grande resistência. A função desse objeto é fazer ancoragens, costuras, prender o escalador a corda, etc.

Os freios oito são fabricados com o mesmo material dos mosquetões e unem o atleta com a corda. As cadeirinhas que são feitas de nylon resistente com costuras especiais. O anel é de poliamida e é usado para ancoragens, resgate e como fitas guias.

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.